sábado, 25 de julho de 2009



EVAs

No ano 2015, entidades denominadas de "Angels" aparecem em Tokyo-3. Armas convencionais usadas contra os Angels demonstram-se inúteis. Elas são deflectidas graças ao atelier único dos Angels provendo-os de um santuário impenetrável. A única esperança de sobrevivência da Humanidade são os Evangelion, as máquinas humanóides multi-tarefa desenvolvidas e construídas pela NERV, uma agência especial das Nações Unidas. Evangelions foram desenvolvidos a partir do 1º Angel e assim possuem o seu próprio AT-Field. Expandido o seu AT-Field, o AT-Field inimigo pode ser neutralizado permitindo ao Evangelion destruir o coração do Angel e entrar em combate frente-a-frente com o Angel.

Cada Evangelion é uma unidade biomecânica. Debaixo da forte armadura à sangue e tecidos. Cada unidade EVA também possui uma alma. É a sincronização com essa alma que permite ao piloto controlar o Evangelion. E assim, cada Evangelion possui um piloto específico. Estes pilotos têm que ser especialmente seleccionados e parece que só podem ser escolhidos de uma população muito específica – crianças nascidas exactamente 9 meses depois do 2º Impacto, um evento que ocorreu quando o 1º Angel apareceu e eliminou metade da população mundial.

Sabendo que os Evangelions são a única arma capaz de destruir um Angel, as ramificações da NERV na Alemanha e nos EUA depressa desenvolvem mais unidades, alcançando eventualmente uma série completa de Evangelions. Os primeiros Evangelions requeriam uma fonte de energia externa fornecida através de um cabo umbilical que restringia a mobilidade. Sem ele, o Evangelion só se poderia manter em modo de combate num total de 3 minutos. Os Angels não requeriam tal fonte de energia. Eles possuíam uma componente referida como um Motor S². Estes foram mais tarde tentados implantar em outros Evangelions. Outro problema a superar era encontrar um piloto adequado. Como alternativa, o Dummy Plug foi desenvolvido. Fazendo o Evangelion acreditar que havia uma alma com que se sincronizar, o Evangelion podia ser pilotado sem um piloto verdadeiro. A personalidade e alma de Rei foram utilizadas para criar o sistema Dummy Plug para o EVA Unidade 01 e eram a personalidade e alma de Kaoru a controlar os EVA séries no filme End of Evangelion.



EVA 00



Este foi o primeiro Evangelion construído pela NERV depois de muitas tentativas falhadas e muitos anos de pesquisa. Era as vezes referido como Modelo Protótipo. Ele tinha um só olho e o seu piloto designado era a 1ª Criança, Rei Ayanami. Originalmente, a Unidade 00 possuía uma pintura laranja. Depois de falhar a sua primeira activação, ele tornou-se instável. Ele foi controlado a partir do uso de baquelite e pela ejecção da entrada plug. Depois na segunda tentativa, a Unidade 00 foi activada com sucesso. No entanto, o 5º Angel, Ramiel apareceu sobre o QG da NERV. O teste de activação foi posto em prioridade máxima e como a Unidade 00 não estava preparada para combate, a Unidade 01 foi enviada para interceptar o Angel.

A Unidade 00 teve a sua primeira experiência de combate durante a Operação Yoshima. Este plano foi desenvolvido para destruir o 5º Angel usando uma espingarda de positrões de elevada potência. A Unidade 01 foi enviada como artilharia e a Unidade 00 esteve lá para protecção usando um escudo. A missão foi completada com sucesso e ambos os pilotos regressaram com vida. No entanto, a Unidade 00 susteve pesados danos na sua armadura devido ao sobreaquecimento causado pelo raio de energia disparado pelo inimigo. A sua armadura foi restaurada e foi-lhe acrescentada um colete azul, mas não houve modificações nos seus componentes internos.

Desde aí, a Unidade 00 entrou em combate com muitos mais Angels. Ela cooperou com as Unidades 01 e 02 contra o 9º, 10º e 12º Angels. Durante a batalha com o 13º Angel, o Angel tentou fundir-se com a Unidade 00 a partir do seu braço esquerdo. Foi dada ordem para desacoplar o braço para prevenir isso de acontecer. A Unidade 00 ainda só possuía um só braço quando tentou atacar o 14º Angel com uma Mina N². Falhou e foi derrubada.

Quando o 15º Angel tomou controlo sobre a Unidade 02, Rei Ayanami foi enviada na Unidade 00 para recuperar a Lança de Longinus e usou-a para destruir o Angel. Na sua aparição final, a Unidade 00 foi incapaz de parar o 16º Angel em combate. O Angel ligou-se ao EVA e iniciou uma biofusão. Quando o Angel tentou atacar a Unidade 01, a Piloto Ayanami colocou o EVA em auto-destruição, destruindo a Unidade 00 e o Angel ao mesmo tempo.

À muita controvérsia acerca da identidade da alma da Unidade 00 e de que foi feito. Alguns dizem que foi feito a partir de Adam, o 1º Angel, junto com a alma de Lillith, o 2º Angel.



EVA 01

Evangelion Unidade 01 é o segundo Protótipo construído pela NERV e é denominado de Test Type. Tem a melhor performance de combate mas é também o mais instável e fica várias vezes fora de controlo. É pilotado pela 3ª Criança, Shinji Ikari. A Unidade 01 é um clone directo de Lillith, o 2º Angel, e foi feito como uma reserva caso Lillith fosse destruída. Isto assegurava que o Projecto de Instrumentalidade Humana pudesse proceder e iniciar o 3º Impacto. Para adicionar, a Unidade 01 é considerada mais valiosa em comparação com os outros EVAs, visto terem sido criados a partir de Adam.

A Unidade 01 foi a que viu mais combate durante a série. Esteve envolvida com a maior parte dos Angels desde o 3º ao 17º inclusive com algumas excepções. A Unidade 01 foi capaz de destruir o 3º Angel depois de ficar fora de controlo. É também sabido que pode operar sem nenhuma fonte de energia aparente. Um exemplo disso é quando o 12º Angel engoliu o EVA. Depois de toda a energia ter sido utilizada, o EVA conseguiu sair do Angel, destruindo-o no processo.

A Unidade 01 pode também ser pilotada a partir de um sistema Dummy Plug. Ainda que experimental, a ordem foi dada pelo Comandante Ikari para transferir os comandos do Piloto Ikari para o Dummy Plug quando Shinji recusou ripostar contra a Unidade 03 que era na verdade o 13º Angel. A Unidade 01 reactivou-se e desmontou brutalmente o alvo.

Em adição, a Unidade 01 entrou em avaria novamente depois de ficar sem a energia da bateria em combate contra o 14º Angel, Zeruel. Ela destruiu o Angel e continuou a ingerir o Motor S². Ela libertou-se parcialmente do seu aprisionamento provido pela sua armadura mas foi detida pela NERV mais uma vez. Foi nesta altura que Ritsuko anunciou que a armadura também serve para restringir a mente do EVA para que possa ser pilotado. O Motor S² no interior da Unidade 01 permaneceu inactivo. No entanto, o EVA foi mantido em suspensão criogénica até à decisão que foi tomada para salvar a Unidade 00 em combate contra o 16º Angel.

A Unidade 01 contem a alma de Yui Ikari, a mãe de Shinji. Isto explicaria as visões frequentes de Shinji da sua mãe enquanto no interior da entrada plug e porque foi capaz de sincronizar com o EVA instantaneamente. A sua alma foi absorvida pelo EVA durante uma experiência, retirando-lhe a vida. Rei foi também capaz de se sincronizar com a Unidade 01 porque também possui a alma de Yui e porque é também um clone de Yui.



EVA 02

Teve sucesso no combate contra muitos Anjos com a cooperação dos outros EVAs. Em particularidade, usando os princípios da dinâmica termal, Asuka conseguiu derrotar o 8º Anjo, Sandalphon enquanto submerso sob a lava quente. No entanto todas as coisas boas têm um fim. Após vários falhanços em combate, o ego de Asuka tem vindo a diminuir e com isso a sua habilidade para sincronizar com o EVA 02. A situação chegou ao ponto que ela era incapaz de ordenar um único movimento e a sua taxa de sincronização atingiu mesmo os 0. Foi encontrado um novo piloto para a Unidade 02. A SEELE envia à NERV a 5th criança, kaoru Nagira. A 5ª criança foi capaz de sincronizar com a Unidade 02 rapidamente porque ele era um Anjo, e como a Unidade 02 foi feita através de outro Anjo, Adam, ele conseguia ligar-se a ele.

Asuka reassume o seu papel como pilota da Unidade 02 no filme “Death: Rebirth” and “The End Of Evangelion”. Aqui a sua determinação para viver faz reactivar o seu EVA e destruir todas as unidades das NU sobre a protecção do AT-Field da Unidade 02. Ela foi bem sucedida ao destruir os EVA Series em menos de 3 minutos, o tempo da sua bateria de apoio. Mas os EVA Series reactivaram e comeram a Unidade 02.

A Unidade 02 contém a alma da mãe de Asuka, Kyoko Zeppellin Sohryu. Ela sofria de instabilidade mental e aparentemente suicidou-se enforcando-se. No filme, Asuka apercebe-se que a sua mãe sempre esteve com ela quando pilotava o EVA 02 e isso permitia-lhe sincronizar com a Unidade 02.



EVA 03

O EVA Unidade 03 é o segundo modelo de produção e foi construído nos EUA. O seu piloto era a 4ª Criança, Touji Suzuhara que era colega de Shinji na altura. Ele aceitou relutantemente o cargo apenas depois de a NERV concordar transferir a sua irmã ferida para o seu hospital privado. Quando o EVA estava a ser transportado por ar para Matsushiro, o 13º Angel ligou-se ao EVA. Assim que o EVA foi activado, o Angel tomou controlo do EVA com Touji no interior do entrada plug. O EVA Unidade 03 foi reclassificado como o 13º Angel, Bardiel.

Os três EVAs foram enviados para interceptar o Angel enquanto se aproximava do QG da NERV. No entanto, Shinji ficou chocado quando descobriu que o 13º Angel era ao mesmo tempo um EVA. Nessa altura, ele ainda desconhecia que o piloto era Touji. As Unidades 00 e 02 foram mal sucedidas na tentativa de parar o Angel. A Unidade 01 sobre o controlo de Shinji era a última linha de defesa. Shinji recusou-se a ripostar quando soube que havia um piloto no interior. Ele preferia sacrificar a sua própria vida a matar um ser humano. O Comandante Ikari ordenou que as conexões nervosas do piloto fossem cortadas e o Dummy Plug activado. Sobre o controlo do ainda experimental Dummy Plug, a Unidade 03 foi destruída pela Unidade 01 numa batalha sangrenta e animalesca.

No entanto, o piloto sobreviveu. Touji foi recuperado dos destroços do entrada plug mas perdeu um braço e uma perna ao ser ferido. Depois de acordar no hospital, ele deixou Toyko-3. A alma da Unidade não foi revelada na série. Mas Misato referiu que todos os colegas de turma de Shinj eram candidatos para pilotarem o EVA que esteve apenas presente durante um episódio.




EVA 04



O EVA Unidade 04 foi construído pela NERV-2 no Deserto do Nevada, nos EUA. Nunca chegou a aparecer na série porque o seu primeiro teste de activação correu extremamente mal. A Unidade 04 não possuía nenhum piloto destacado. Era o modelo de produção final sob o controlo do sistema Dummy Plug e acredita-se que funciona-se como os EVA Unidades 05 - 13, os EVA Series e se assemelha-se à Unidade 03, mas seria de cor branca.

Foi especulado que foi instalado no EVA 04 o Motor S² do 4º Angel. Teria sido directamente transplantado a partir do espécime que a NERV conseguiu obter. Um Motor S² trabalha convertendo material em energia pura sem qualquer perda. Acredita-se que durante o teste de activação, o Motor S² foi inicializado e criou um Mar de Durac. Isto destruiu tudo num raio de 89 milhas, incluindo a segunda ramificação da NERV, convertendo-a em energia pura. O EVA Unidade 04 e a NERV-2 foram apagadas do mapa.



EVA 05-13

Estes nove EVAs, Unidades 05 - 13, são colectivamente conhecidos como Os EVA Series. São todos idênticos e possuem asas retracteis que lhes dão a capacidade de voar e espadas de dois gumes. As suas espadas podem ser transformadas numa Lança de Longinus – uma arma formidável que pode penetrar um AT-Field e destruir Angels. Mas como os EVAs são feitos a partir de Angels, a Lança é também eficaz na destruição de EVAs. Eles aparecem em três filmes; Death, Rebirth e The End of Evangelion. São broncos, sem olhos e estão sob o controlo de um sistema Dummy Plug derivado de Kaoru enquanto que os Dummy Plugs para os EVAs sobre o comando da NERV possuíam o sistema Dummy Plug baseado em Rei como sistema de emergência. Os EVA Series feitos pelas nações do G7, China e Rússia debaixo da autorização de SEELE. Eles são energizados por motores S² tal como os Angels e por isso não necessitam de nenhuma fonte de energia externa.

Porque estão sobre o controlo de um sistema Dummy Plug, falta-lhes experiência de combate e são por isso facilmente derrotados pela Unidade 02 pilotada por Asuka depois de ganhar mais confiança quando descobriu que nunca foi abandonada pela mãe. Ela tinha estado sempre com ela como alma da Unidade 02. No filme, Asuka perde a sua fonte de energia externa quando o seu cabo umbilical é cortado e por isso tem menos de 3 minutos para destruir todos os EVA Series. Ela consegue-o mas eles possuem uma capacidade de regeneração extremamente rápida e conseguem reactivar-se depois de serem destruídos pela Unidade 02 que ficou sem energia. Não tendo emoções humanas, eles devoram a Unidade 02 usando as suas grotescas bocas e acabam com ela crivando-a a partir do ar usando todas as suas espadas.

Eles foram construídos para completarem as profecias dos Manuscritos do Mar Morto e o Projecto de Instrumentalidade Humana. Nos filmes, foram também usados para destruir quaisquer EVAs existentes sob o controlo da NERV excepto a Unidade01 visto ter sido criada a partir de Lillith. Os EVA Series foram directamente clonados a partir de Adam e acredita-se serem os mais fortes Evangelions no mundo em termos de velocidade e performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

•Qual é o seu anime favorito?